Tratamentos e Doenças
Conheça os principais doenças e tratamentos de otorrinolaringologia e estética facial
Apneia e Ronco
Muitas pessoas roncam de forma leve e ocasional. Outras roncam com frequência, afetando a quantidade e qualidade do sono. Muitas vezes o ronco começa a atrapalhar o sono de outras pessoas que dormem próximas a quem ronca. Além de prejudicar o sono, o ronco costuma estar associado a apnéia, o que leva a fadiga durante o dia, aumento do risco de doenças cardiovasculares, dor de cabeça, irritabilidade, depressão, ansiedade, excesso de peso, diminuição de desejo sexual, entre outros. Uma consulta com um otorrinolaringologista pode ser o ponto de partida para a resolução de um problema sério e cada vez mais frequente na população.
Dor de ouvido
Dor de ouvido acomete desde crianças com meses de vida até idosos. As causas mais comuns passam por infecção do próprio aparelho auditivo, alterações nasais, problemas de garganta, alterações mastigatórias, entre outras. Por isso a avaliação adequada com otorrinolaringologista é fundamental. Muitas crianças apresentam alterações de ouvido, com dor, dificuldade para ouvir e até saÃda de secreção pelo ouvido. O adequado diagnóstico com especialista otorrinolaringologista permite um tratamento preciso e eficaz, evitando sequelas e complicações.
Halitose
Halitose ou mau hálito ocorre quando há liberação de odores desagradáveis pela boca ou nariz. Nem sempre sua presença indica doença, como por exemplo a halitose fisiológica matinal e o mau odor temporário causado por alimentos como cebola e alho, que cessam após higiene oral adequada. A halitose patológica é muito mais intensa e persistente, em muitos casos chega a interferir na convivência pessoal do paciente. Mais de 80% dos casos tem a cavidade oral como origem do mau odor, e isso engloba não só alterações em dentes e gengiva, mas também afecções da lÃngua, amigdalas, infecções ou tumores da cavidade oral e distúrbios na produção da saliva.
Obstrução Nasal
Quadros de obstrução nasal crônica, associados ou não a alterações atópicas, estão entre as principais queixas otorrinolaringológicas. Patologias alérgicas, alterações anatômicas, doenças infecciosas e sazonais, além de tumores estão entre as principais causas da obstrução nasal. Não importa qual seja a causa, a adequada investigação a avaliação da queixa obstrutiva nasal é fundamental. A clÃnica Auris de otorrinolaringologia conta com completo centro de otorrinolaringologia para diagnóstico e tratamento de tais patologias, propiciando melhor qualidade de vida aos pacientes.
Rinite e Sinusite
Nariz obstruÃdo, coçando e escorrendo são sinais tÃpicos de rinite, uma doença que acomete homens, mulheres e crianças de todas as idades. Atualmente a rinite é considerada uma das doenças crônicas mais prevalentes do mundo e, apesar disso, muitas pessoas tem dúvidas sobre o assunto. Muitos não sabem, por exemplo, a diferença entre rinite e sinusite, muito menos como tratar e evitar crises. Quadros de rinites, rinosinusites agudas ou crônicas, alterações dentárias e de mordida podem desencadear dores de cabeça. Uma pessoa que apresente dor de cabeça pode não ter alterações apenas neurológicas, devendo procurar um otorrinolaringologista se apresentar alterações nasais, otológicas ou orais associadas à dor de cabeça.
Zumbido e Tontura
Com o envelhecimento da população temos visto aumentar queixas relacionadas a alterações auditivas, tonturas, zumbido e vertigens. Alterações com grande impacto na qualidade de vida das pessoas, afetando o desempenho cognitivo e convÃvio social. Assim a avaliação com especialista leva a um diagnóstico adequado e tratamento preciso. Essa avaliação passa por consulta com médico otorrinolaringologista, fonoaudióloga e realização de exames como audiometria, eletronistagmografia e exame otoneurológico, além de tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética.
Rouquidão
A voz é considerada rouca quando tem alguma de suas caracterÃsticas alteradas. É sinal de que existe alguma alteração no nosso sistema fonador. Existem rouquidões agudas, quando dura pouco tempo e crônica, quando tem longa duração. Em todos os casos procurar atendimento com otorrinolaringologista é importante para adequado diagnóstico. Especialistas defendem que 7% da população mundial apresentará rouquidão em algum momento da vida, sendo 20% dos casos por abuso da voz. O uso abusivo da voz pode levar ao desenvolvimento de lesões larÃngeas. Fatores infecciosos como gripes, resfriados e rinosinusites podem causar disfonia. Rouquidão com duração superior a 10 dias pode estar relacionada a problemas mais graves e um exame chamado vÃdeolaringoscopia, realizado por um otorrinolaringologista, poderá ser fundamental para detectar o problema.